Uma tentativa de reide
Recentemente adquiri em um sebo o livro “História da Força Aérea Brasileira” do Tenente-Brigadeiro Nelson Freire Lavenére-Wandeley, que tem um dos capítulos referente ao reide Rio – Buenos Aires, que tem muitas passagens e acontecimentos em cidades da minha região, além de fatos muito curiosos. Abaixo coloquei um trecho do livro.
“Em outubro de 1920, a Aviação Naval também fez uma tentativa para realizar o reide Rio – Buenos Aires; o Tenente Virginius Brito de Lamares e o Suboficial Antônio Joaquim da Silva Junior, num hidroavião Macchi 9, de construção italiana, decolaram do Rio de Janeiro no dia 6 de outubro de 1920; depois de pousarem em santos prosseguiram no mesmo dia, mas, ao passarem na altura de Camboriú, depois de Itajaí, tiveram uma avaria no comando dos “ailerons” e foram obrigados a descer; decolando ainda no mesmo dia, bateram numa pedra submersa, mas prosseguiram com a decolagem; com o cair da noite, foram forçados a descer em Anhatomirim, pouco antes de Florianópolis; as avarias no casco, causadas pela pedra em Camboriú fizeram o avião naufragar, a alguns metros da praia; as asas foram desmontadas e o avião foi rebocado para Florianópolis, onde forma feitos reparos de emergência.
O hidroavião decolou de Florianópolis no dia 16 de outubro; ao passar por Laguna, os suportes do “aileron” se desprenderam, o que os obrigou a descer na Lagoa Imaruí, tendo a asa direita entrado na água, no pouso; novos reparos forma feitos em Laguna.
A decolagem de Laguna só foi feita no dia 26 de outubro; depois de pousarem em Cideira e na Lagoa dos Patos, devido a um deslocamento do revestimento de lona da hélice, chegaram em Porto Alegre no mesmo dia tendo descido no Rio Guaíba.
Decolaram de Porto Alegre no dia 30 de outubro e depois de um pouso em Pelotas. Chegaram à cidade de Rio Grande no mesmo dia.
Nesta ultima localidade, a tentativa do reide foi, lamentavelmente interrompida, por ter o hidroavião caído do guindaste que o içava para colocá-lo a seco no cais, afim de sofrer uma revisão.”
Hidroavião Macchi 9 semellante ao utilizado no reide
O reide Rio Buenos Aires foi conquistado pelo aviador Edu Chaves num reide de quatro dias, entre 24 e 29 de dezembro de 1920, com um avião Curtis Oriole doado por Washington Luís.
Referência ao autor:
http://www.sentandoapua.com.br/cgi-bin/biografias.pl?nome_guerra=Wanderley
“Em outubro de 1920, a Aviação Naval também fez uma tentativa para realizar o reide Rio – Buenos Aires; o Tenente Virginius Brito de Lamares e o Suboficial Antônio Joaquim da Silva Junior, num hidroavião Macchi 9, de construção italiana, decolaram do Rio de Janeiro no dia 6 de outubro de 1920; depois de pousarem em santos prosseguiram no mesmo dia, mas, ao passarem na altura de Camboriú, depois de Itajaí, tiveram uma avaria no comando dos “ailerons” e foram obrigados a descer; decolando ainda no mesmo dia, bateram numa pedra submersa, mas prosseguiram com a decolagem; com o cair da noite, foram forçados a descer em Anhatomirim, pouco antes de Florianópolis; as avarias no casco, causadas pela pedra em Camboriú fizeram o avião naufragar, a alguns metros da praia; as asas foram desmontadas e o avião foi rebocado para Florianópolis, onde forma feitos reparos de emergência.
O hidroavião decolou de Florianópolis no dia 16 de outubro; ao passar por Laguna, os suportes do “aileron” se desprenderam, o que os obrigou a descer na Lagoa Imaruí, tendo a asa direita entrado na água, no pouso; novos reparos forma feitos em Laguna.
A decolagem de Laguna só foi feita no dia 26 de outubro; depois de pousarem em Cideira e na Lagoa dos Patos, devido a um deslocamento do revestimento de lona da hélice, chegaram em Porto Alegre no mesmo dia tendo descido no Rio Guaíba.
Decolaram de Porto Alegre no dia 30 de outubro e depois de um pouso em Pelotas. Chegaram à cidade de Rio Grande no mesmo dia.
Nesta ultima localidade, a tentativa do reide foi, lamentavelmente interrompida, por ter o hidroavião caído do guindaste que o içava para colocá-lo a seco no cais, afim de sofrer uma revisão.”
Hidroavião Macchi 9 semellante ao utilizado no reide
O reide Rio Buenos Aires foi conquistado pelo aviador Edu Chaves num reide de quatro dias, entre 24 e 29 de dezembro de 1920, com um avião Curtis Oriole doado por Washington Luís.
Referência ao autor:
http://www.sentandoapua.com.br/cgi-bin/biografias.pl?nome_guerra=Wanderley
Nenhum comentário:
Postar um comentário