terça-feira, 15 de maio de 2007

Dornier Do X (1929 - Alemanha)

Flugschiff (barco voador) como foi chamado, foi o maior e mais poderoso avião do mundo de sua época. Uma monstruosidade de 41 metros de comprimento e 10 metros de altura, pesando aproximadamente 48 toneladas, utilizava 12 motores dispostos em seis grupos de duas hélices – uma na frente e outra atrás – alocada sobre as assas.
Considerado o maior avião do mundo foi construído fora da Alemanha, na porção Suíça do lago Constance, devido a restrições impostas a após a derrota na Primeira Guerra Mundial.

Vôos iniciais
Em 12 de junho de 1929 foi lançado para os primeiros testes e em 21 de outubro do mesmo ano fez seu vôo inaugural com 169 pessoas, quebrando vários recordes e principalmente o do numero de pessoas a bordo.
No dia 2 de novembro de 1930 o Do X partiu do Friedrischshafen na Alemanha para uma excursão mundial que o levaria a Lisboa, Amsterdã, Rio de Janeiro, Miami e Nova York em uma viagem cheia de peripécias. Em Portugal um incêndio consumiu boa parte de uma das asas, que obrigou a tripulação aguardarem por uma semana enquanto praticamente toda asa era refeita. Depois de uma viagem a América do Sul a tripulação ficou nove messes em Nova Iorque onde foram revisados todos os motores. A 24 de maio de 1932 finalmente o Do X chegou a Berlim onde foram saudados como heróis por uma multidão de 200.000 pessoas.



A Lufthansa, linha aérea nacional Alemã o comprou da Companhia de Dornier que estava com dificuldades financeiras, para operar uma linha para Viena, Budapeste e Istambul 1933. Mas a viagem terminou perto da cidade de Passau onde a cauda se rasgou em uma aterrisagem, cancelando a viagem. Depois de concertado, voltou a Berlin onde passou a ser parte do acervo do Museu Nacional, até ser destruído por bombardeios da RAF durante a Segunda Guerra Mundial.
Outros dois modelos foram construídos e vendidos para Itália, onde foram inicialmente usados pelo exercito e depois seriam encaminhados para linhas de passageiros de primeira classe, mas isso nunca aconteceu e eles desapareceram sem nenhuma evidencia de seu destino.


O Dornier Do X sobrevoando o Rio de Janeiro na passagem de sua excursão mundial

Nenhum comentário: