quarta-feira, 30 de maio de 2007

Peguem o Pombo

Quem não lembra do Dick Vigarista caindo de algum avião esquisito praguejando “Muttley faça alguma coisa”, enquanto o Rabugento respondia com um “Medalha, Medalha, Medalha”, e sua risada cínica inconfundível.
Derivado da série Corrida-Maluca, o produtor Charles A. Nichols retirou os anti-heróis, Dick Vigarista e Muttley das corridas de carro para os céus da provável Primeira Guerra Mundial. Completam o time o gorducho Klunk, inventor das incríveis geringonças para capturar o pombo. E por ultimo, Zilly que dever ser o cara mais medroso do mundo e o único que consegue entender o que o Klunk diz.
A missão da Esquadrilha Abutre era perseguir um pombo correio chamado Doodley. Durante a Primeira Guerra quando o rádio ainda estava em desenvolvimento o meio mais comum de enviar informações das trincheiras do front era através de mensagens em pombos correios. Quando um pombo era solto o exército inimigo tentava alveja-lo, em alguns casos soltavam-se falcões famintos para impedir o pombo de levar sua mensagem ao destino pretendido.
Um das coisas que mais me intrigavam no desenho era o formato de alguns aviões com a cabine do piloto na frente da asa e o motor com hélice para trás, normalmente atrás do piloto. Porém olhado mais atentamente é possível verificar que foram retirados de modelos reais, como o F.E. 2b e o Short Bomber.
Abaixo fiz algumas comparações.

O avião do Muttley pode ter sido inspirado neste modelo F.E. 2b (1915).
É quase impossivel olhar para a figura do Dick Vigarista
e não ver um Fokker.

É até possível comparar o modelo do Dick com este Short Bomber britânico (1916), principalmente pelas quatro rodas do trem de pouso dianteiro.

Veja o filme da abertura.
Curiosidade:
Encontrei um episódio muito curioso dublado em italiano. Ficou muito engraçado o Dick Vigarista com voz de galã.

Nenhum comentário: